Os Movimentos
Conheça o sistema de pontos da prova e seu percurso.

ANDADURAS 0-10 pontos

O ginete deverá parar no ponto estabelecido para a partida, e após a autorização do jurado, começará o movimento no sentido horário. Percorrerá 30 metros em linha reta ao tranco, até o meio da pista, uma volta completa ao trote e uma volta completa ao galope em cada mão do cavalo. Para a troca de mão, o animal deverá colocar seus membros posteriores, girar sobre os mesmos e arrancar para o outro lado dando uma volta completa, parando, e efetuando um quarto de volta ficando de frente ao (s) jurado(s), entregando ao(s) mesmo(s) o movimento. A volta deverá ser suficientemente grande para que o(s) jurado(s) possa(m) apreciar, com comodidade, as trocas de andaduras. Serão avaliadas as transições de parado para o tranco; de tranco para o trote, e do trote para o galope nos pontos pré-estabelecidos. Serão exigidos, nos três pontos, contato do freio na boca e posicionamento correto.

Não se dará nota quando o animal não completar a prova. O erro de percurso implica em não pontuação dos três (3) andares.

1.jpg

ESBARRADAS: 0-10 pontos

O animal deverá sair na mesma direção que iniciou o tranco, percorrer com velocidade, um percurso de 40 metros em linha reta e após ultrapassar a marcação da pista, esbarrar e parar com franca entrada de patas. Após breve parada (em torno de 3 segundos), deve voltar sobre a pata direita e iniciar o trajeto inverso pelo mesmo rastro, após ultrapassar a marcação, culminado em outro esbarro, e por fim deve voltar sobre a pata esquerda, percorrer meia pista, após ultrapassar a marcação, esbarrar, e efetuar um quarto de volta ficando de frente aos jurados, entregando o movimento.

As voltas devem ser sempre para lado que os jurados estiverem, sob pena de não pontuação nesse movimento.
Serão descontados pontos quando o animal esbarra e perde a continuidade do movimento.

2.jpg

TROYA: 0-10 pontos

Exige-se galope em círculos que não excedam mais de 10 a 15 metros de diâmetro. Começa-se com o cavalo na linha central da pista, de frente aos jurados, saindo de parado e galopando no sentido horário, e depois de duas voltas, na mão direita, o ginete esbarra o cavalo e retoma, trocando de mão e patas para entrar no círculo anterior no sentido contrário, completando, outras duas voltas na mão esquerda. Termina-se o movimento esbarrando o cavalo em ¼ de volta, ficando de frente ao(s) jurado(s).

O jurado descontará pontos no caso de não realização do mesmo número de voltas para cada lado.  No caso da não realização do mesmo número de voltas para cada lado ou à não execução no centro da pista, o conjunto será penalizado em até 50% da nota.

3.jpg

OITO: 0-10 pontos


Trata-se de fazer, ao galope, a figura de um oito imaginário que não ultrapasse o tamanho de 10 a 15 metros de comprimento. Inicia-se no centro da figura do oito com o cavalo na linha central da pista, de frente aos jurados, e as trocas de patas e mãos se efetuam neste local, em linha reta, sem perder a continuidade do movimento. Deverão ser feitos 2 (dois) oitos completos; o movimento se iniciará em frente ao (s) jurado (s), na pata direita.

No caso da não realização do mesmo número de voltas para cada lado ou à não execução no centro da pista, o conjunto  será penalizado em até 50% da nota. Não pontuará quem realizar oitos incompletos, por exemplo: dois oitos e meio

4.jpg

VOLAPIÉ: 0-10 pontos


O animal deverá sair na mesma direção que executou o tranco, percorrer com velocidade, um percurso de 40 metros em linha reta e após ultrapassar a marcação da pista, esbarrar; sem parar, gira 180 (cento e oitenta) graus sobre a pata direita com rapidez e velocidade até sair em direção contrária sobre o mesmo rastro, onde após ultrapassar a marcação realiza outro esbarro; sem parar, gira 180 (cento e oitenta) graus sobre a pata esquerda com rapidez e velocidade, e retorna em linha reta sobre o mesmo rastro, após ultrapassar a marcação central da pista, esbarrando, fazendo ¼ de volta e ficando de frente para os jurados.

As saídas são de frente para a direção da corrida do esbarro e na pata/mão correta, preferencialmente.

5.jpg

VOLTA SOBRE PATAS: 0-10 pontos

O conjunto deverá se posicionar na linha central da pista, de frente aos jurados e girar primeiro para direita e depois para esquerda usando, como pivô, a pata interna. O peso deverá recair sobre os posteriores, liberando as paletas de forma franca.
Serão exigidas duas voltas de giro para cada lado, obrigatoriamente.

Caso o número de voltas seja diferente do indicado, o conjunto será penalizado em até 50% da nota.

6.jpg

DESMONTAR E MONTAR: 0-4 pontos

O ginete deverá se posicionar na linha central da pista, em frente aos jurados, apear com naturalidade pelo lado esquerdo, soltando a montaria deixando pelo menos uma das rédeas no chão; deve ele se distanciar do animal, dando uma volta ao redor no sentido anti-horário, para voltar e montar com suavidade. Tudo deve ser feito com naturalidade e sem demorar muito tempo. O animal somente deverá partir (para a frente) quando o ginete der a ordem, devidamente estrivado.

Em nenhum momento é permitido tocar (contato) o cavalo.
É permitido apenas o toque na crina do animal, para montar.

Se o cavalo movimentar uma pata receberá 03 pontos;
se movimentar duas patas, 02 pontos;  se movimentar três patas; 01 pontos;
e não pontuará caso movimente as quatro patas. (um ponto por pata).

7.jpg

RECUO: 0-6 pontos

Parado na linha central da pista, em frente aos jurados, exige-se que o animal recue no mínimo, 5 metros em linha reta.
O recuo deve ser feito mantendo um movimento uniforme, em linha reta e com naturalidade. O animal deverá manter sua cabeça e pescoço em boa posição, permitindo contato na boca.

Os movimentos dos membros do animal devem ser bípedes diagonais (posterior esquerdo, anterior direito).

8.jpg

REGULAMENTO OFICIAL - CICLO 2019